O sonho de todo jovem entusiasta por futebol é um dia defender as cores de um time grande consagrado no seu Pais de origem e no mundo. O Sport Club Juiz de Fora nos seus anos existência é celeiro de diversos atletas de ponta, tudo isso se dá ao investimento em uma equipe técnica capacitada e dedicada a garantir o potencial máximo de cada atleta.
O mais recente sucesso é do João Gabriel Alves, hoje aos 10 anos, conseguiu uma vaga no Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, João já teve uma passagem pelo Botafogo, porém devido à pouca idade (7 anos), seus pais decidiram não continuar. Já com 8 anos o João foi novamente convocado. A rotina consistia em treinos todos os sábados no estado do Rio de Janeiro. Depois de um período treinando, o Botafogo decidiu mudá-lo de categoria e consequentemente mudando sua rotina de treinos que passou a ser duas vezes durante a semana, morando em Juiz de Fora.
Em outubro de 2019, João Gabriel participou de uma seleção no Grêmio e foi aprovado. Na segunda semana disputou e ganhou um Campeonato chamado Taça das Crianças, que ocorre na semana do Dia das Crianças, no Centro de Treinamento Rodrigo Mendes (Ex- jogador do Grêmio e Flamengo). A final foi contra o Havaí.
João e sua família retornaram para Juiz de Fora para encerrar o ano letivo e preparar a ida definitiva para Porto Alegre, Município no Rio Grande do Sul. Em Janeiro de 2020 ele começou a treinar pelo Grêmio e foi selecionado para disputar o IBERCUP que é um Torneio Internacional de Futebol Infantil, conquistando o terceiro lugar.
Rotina e Pandemia
Para todo atleta a rotina de treinamento é muito importante. João treina três vezes na semana, além de acompanhamento nutricional, médico e uma ajuda de custo para ele e sua família se manterem. Com a pandemia o Grêmio paralisou suas atividades em Março de 2020 e pretende retorna ainda em janeiro deste ano, tudo de acordo com a diminuição dos riscos de contagio entre os jogadores.
No Sport Club Juiz de Fora
Leandro Ladeira de Carvalho, pai do João, falou sobre a trajetória do João que treinava no Sport e em outra escolinha. O resultado da rotina foi prejudicial para o desenvolvimento do filho que passou por um Overtraining, trata-se de um problema que ocorre quando o atleta faz mais exercícios do que seu corpo é capaz de se recuperar. Após um alinhamento entre a comissão técnica e a família, ficou-se decidido que o João treinaria somente no Sport, uma aposta que deu certo devido a competência técnica da equipe que preparou uma rotina de treinos especifica, afim de estimular o desenvolvimento do João Gabriel. Ele considera primordial para o sucesso do filho, o treinamento especifico realizado pela equipe técnica do clube:
“fizeram toda a diferença na aprovação do João.”
O coordenador dos departamentos de Futebol e Futsal Diego Ribeiro de Almeida, falou como o Sport chegou a esse nível de excelência:
“Desde quando entramos no Sport, estamos sempre na busca constante do conhecimento, para atualizar cada vez mais nossas metodologias e assim potencializar os atletas com os treinos táticos, técnicos e psicológicos.”
O objetivo principal é a aproximação destes atletas aos grandes clubes, quanto mais próximo a metodologia aplicada, melhor é a chance de rendimento em grandes equipes. O coordenador ressalta:
“No caso do João, preparamos ele o máximo possível para ter sucesso no Grêmio e quando chegou lá, constatou que os treinos eram bem parecidos, teve mais sucesso e isso potencializou a aprovação dele.”
O estudo é um companheiro constante da equipe técnica do Sport, contanto com treinadores licenciados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), especializados em Futebol, futsal e preparação de goleiros. Intercâmbios e cursos são primordiais para ter uma boa relação com os grandes clubes, consequentemente oportunizar os atletas.